19 de agosto de 2009

O Que Anseio?!

Ainda ontem quando eu estava mais ou menos as sete horas da manhã indo para o meu trabalho, num dos trens metropolitano de São Paulo; que vai da região de Santo Amaro para Osasco, compenetrado em meus pensamentos, cujo tema é educação, quando me deparei com uma situação lamentável, que condizia com o que estava eu pensando. A minha idéia era de que o jovem, ( não generalizando é claro ) perderam quase que total a noção de respeito, tornaram por assim dizer, intolerantes e agressivos. As razões não importam, mas do nada a discussão tomou fôlego; pelas minhas analizes, tres jovens com menos de vinte anos, inteligentes e bem aparentados. Na discussão valeu o desafio de medição de forças, quais um convidava o outro para descer do trem pra ver quem era o melhor, quando um terceiro comprou a briga. O desafiante se afinou porque estava em desvantagem e a discussão parou por ali. Mas as ameaças continuaram, agora passou a ser na linguagem não verbal. O desafiante colocou uma das mãos numa das repartições da bolsa e tirou um objeto, simulando ser uma "mauser" o que não passava de um aparelho de som, destes com fone de ouvido. O outro colocou a mão direita no bolso da calça, fingindo tambem estar segurando o tempo todo uma arma,
Mas graças a Deus tudo não passou de um pequeno "teatrinho," dos quais nenhum deles queriam brigar; mas precisavam auto-se afirmarem que são valentes.
Nada disto teria acontecido, se fossem educados e tolerantes, se não fossem prepotentes, e aprendido amar o próximo como a si mesmo como nos ensinou Jesus. Por não terem aprendido as Regras Áurea do Evangelho, tiveram que amargar-se o resto do dia por ter vivido apenas alguns instantes de dissabores, dos quais lógico, não havia necessidade.
Aí fica a pergunta: a culpa são dos jovens? ou de todas estas aberrações que ninguem comprende ninguem?! E a igreja, está sendo eficiente nos seus objetivos? Elas estão alcançando os jovens? ou religião é coisa de idosos?! Não é a criança que precisa ser educada para ser no futuro adultos ciosos dos seus devêres?!
A resposta é essa: a religião não passa a devida convicção que deveria. Os adultos pensam que a sua religiosidade se resume apenas, a algumas horas semanais de orações . Não conseguem entender que o Evangelho são regras válidas para toda hora, e todo o dia. Ensinaram para ele que se arrependesse dos pecados estará salvo, mas não ensinaram que ele tem vínculo eterno Espíritual com a humanidade, principalmente com os seus filhos. Acabam de sair das reuniões, e o seu pensamento toma outro rumo diferente, porque tudo o que ouviu ele interpretou subjetiva e fora do alcance da sua compreensão.
Então, como mero observador, dá de ombro aos problemas que interpreta não ser dele. E assim o tempo vai passando, e o ser humano vai se sentindo num bêco sem saída, sem muito lutar e sem esperança de um mundo melhor.
*
Eu quero deixar claro aqui, que não sou contra nenhuma religião. Todas elas são boas nos seus fundamentos. Mas os líderes, poucos acompanharam a evolução dos tempos. Alguns ensinos que ainda aplicam, foram bons num outro tempo, mas agora, é preciso oferecer ao Espírito encarnado, (palavras de Jesus) um alimento mais consistente. Pregar teorias que a razão do próprio orador rejeita, é depreciar a inteligência humana. O homem está mais sábio e os ensinos precisam falar mais alto para o seu Espírito, que anseia por encontrar-se com a sua própria excência.
Jamais vou fazer propaganda ou difamação nomeando qualquer doutrina religiosa. Não vou me vincular a nenhuma delas. Quero ter a liberdade de dizer, não das religiões, mas daqueles que por acomodação, estão atrasando o trabalho do Cristo na Evangelização da Humanidade

JORGE







Nenhum comentário:

Postar um comentário