27 de fevereiro de 2012

Nada é Mais Honesto.


Nada é Mais Honesto.
28/02/12.
Falam-se sempre dos grandes homens que nasceram com a capacidade espontânea de praticar o bem com entusiasmo tão grande como se a bondade fosse algo imponderado; fora do alcance da maioria.
Começo dizendo que o mínimo de bom senso aponta esta atitude como obrigação de qualquer pessoa que pensa como cidadão ativo. Não seria neste caso nenhuma virtude destacável, mas uma necessidade apontada para o bom equilíbrio de todos. Se há virtude neste caso está no sentimento e não na ação.
Quem sabe considerar a família humana como a sua própria família sabe por que estou dizendo isso. A diferença estre a família humana e a família sanguínea estão na amplitude das coisas: O Pai é Deus, Senhor do Universo e das nossas vidas e o lar o globo terrestre qual devemos zelar.
Temos que colocar a piedade como a principal virtude, se não quisermos que o “destino” conspire contra nós. A luz do mundo é a caridade estendida a todas as pessoas e não apenas que a nosso ver é digna de dó.
Se quiser saber mesmo qual é a maior virtude, é a capacidade de assumir a culpa quando sabe que errou. A grande falha da personalidade humana é a falta de humildade; “lacuna sempre preenchida com os sentimentos de orgulho e de egoísmo.”
Nada é mais admirável do que o homem que tem a capacidade e a coragem de dizer em bom tom: - Eu errei me perdoem!!!!!!!
Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário