21 de março de 2012

Treva da Ignorância.


Trevas da Ignorância.
21/03/12.

Desculpem a expressão: Tem gente que nada sabe e por não saber que nada sabe pensa que é sábio; só depois se desaponta ao saber que não sabia.
Este trocadilho é apenas para explicar o que ocorre no campo da fé. Existem trevas pior que a ignorância? E não é por falta de inteligência, mas por preguiça de pensar.
Raciocinem comigo: como pode alguém crer piamente “no milagre da multiplicação” esperando de braços cruzados o “maná cair do céu?!”
A preguiça impede que as pessoas pesquisem. É muito mais fácil crer na palavra de alguém que diz que o “céu” se ganha cultuando a Jesus, do que ter a confirmação pelo raciocínio que se ganha pelo exercício do amor ao próximo. O próprio Jesus disse na parábola das ovelhas: - Todo aquele que fizer o mal aos seus semelhantes a mim é que o fazem. Quem praticou o bem passa para a minha direita; quem praticou o mal passa para a minha esquerda. –
Ainda se crê na “lei do pequeno esforço”, por isso são enganados como crianças que troca “algo valioso por pirulitos.”
Ninguém chega à compreensão das coisas “balançando-se na rede da acomodação”, mas buscando através de provas concretas, as respostas para as perguntas essenciais. O homem só é capaz de dominar a multidão se não for questionado dos verdadeiros propósitos de suas intenções. Perguntem para si mesmos, porque existem tantas igrejas, quase uma em “cada esquina” enquanto não se consegue enxergar orfanatos, asilos e hospitais para os pobres e outras casas de caridade? É difícil de responder? Eu respondo: As igrejas dão bons lucros e as casas de caridades vultosas despesas.
Infelizmente ainda se cultua o “Bezerro de Ouro”, o deus dos egoístas.

Jorge Cândido.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário