6 de março de 2012

Vida Dilatada.


Vida Dilatada.
06/03/12.
“Honra o teu pai e a tua mãe para ter uma dilatada vida sobre a Terra.”
Nesta máxima não tem o que explicar aqui se trata da vida carnal. Jesus pede que honre os pais. Honrar é mais do que simplesmente amar, é respeitar. Porém convenhamos honrar não pode andar na contra mão. Antes dos filhos, os pais precisam estar “na mão certa”, honrando eles primeiros, depois os filhos.
As pessoas julgam-se modernos não ter responsabilidade frente aos filhos, sem se dar conta que ninguém aprende ouvindo prolongados discursos, mas presenciando a todo o tempo os bons exemplos.
Nos dias que hoje nos clareiam existe uma estúpida inversão de valores: avós de cabelos brancos agindo como se adolescentes fossem; querendo que os netos pequenos tenham a atitude do adulto. Inconscientemente tira das crianças o direito sagrado de serem crianças.
Quando se mal compara o tempo moderno com os tempos antigos é exatamente isto: Os anciãos sempre eram na antiguidade sinônimos de exemplo vivo a serem seguidos. É claro que havia exceções.  O que faz um bom cidadão é um bom filho que tem ou teve um bom pai e na contra mão um mau cidadão por vias de regras quase sempre é o que tem (ou até não tem) os pais irresponsáveis.
Jesus nos dias de hoje provavelmente mudaria o discurso dizendo: “Honra os teus filhos para que no futuro eles ti respeitem.” Isto sem chegar a falar de pais psicopatas que elimina a própria cria; um desastre psicológico dos últimos tempos que convivemos, fazendo com que o Apocalipse seja rigorosamente real e observado tim tim por tim tim.
Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário