21 de abril de 2012

Humilhação.


Humilhação.
21/04/12.
Humilha em demasia as outras pessoas quem sofre de orgulho e egoísmo, quem nenhuma virtude compatível com a boa convivência possui.
Humilha demais quem é “poderoso”, quem tem muita gente fingida a sua volta representando no teatro da vida o papel de falsos amigos.
Humilha demasiadamente, “os dementes”, quem pensa ser uma coisa e é outra bem diferente, que troca os pés pelas mãos e ignoram que estão errados, que não “sofre de um sentimento provocado por “uma bactéria” chamada amor”, que vive o tempo todo achando que está nas alturas, enquanto na realidade se encontra lá embaixo na avaliação minuciosa de Deus.
O que é mais humilhante na concepção exata da razão: O humilhador ou o humilhado?! Heim?
O que o orgulhoso possui de especial em relação ao humilde? Nada que lhe de o direito de humilhar. Mas falta-lhe; ah!!! Isto sim! A verdadeira compreensão da vida; falta-lhe o essencial, o sentimento de fraternidade e o de piedade, sem saber que um dia lá no futuro longe ou perto, o bobo vai sentir a necessidade de mãos amigas e da comiseração alheia.
O humilhador tem tudo para ser rebaixado como diz a máxima muito clara de Jesus: - Quem se elevar será rebaixado. – E o humilde tem tudo para ser elevado por Deus, segundo a outra máxima de Jesus: - Quem se rebaixar será elevado. – Elevado a quê? “Elevado na hierarquia dos anjos.”
Assim fica a pergunta muito clara para cada um responder para si mesmo. O que é mais sábio: viver pisoteando em quem não pode se defender, ou fingir que está sendo pisoteado?
Devemos ter muita pena dos egoístas e orgulhosos, segundo a visão de Jesus e agora segundo a nossa: “eles não sabem evidentemente o que fazem.” Ou pelo menos “são as bestas do Apocalipse” que vieram com o intuito exclusivo, apenas para atrapalhar o bom andamento da necessária evolução humana.
Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário