27 de janeiro de 2013

No Campo da Idéias.


No Campo das Idéias.
27/01/13.

Quando a pessoa reclama da vida para alguém, logo este alguém tem como conselho as seguintes frases: - Boba. Você se cobra muito de si. Não represe sentimentos. Você merece ser feliz.
Toda pessoa merece ser feliz e quem não é deve procurar sê-lo, mas não é abrindo às comportas dos sentimentos ruins em desabafo que vai conquistar a tão almejada felicidade.
Ser feliz vai muito além dos auês e das badalações inconseqüentes e como mercadoria perecível os ânimos da juventude tem prazo de validade consideravelmente curto, e conseqüentemente tudo vai ficar monótono e cansativo.
Ao contrário de dizer: “Você se cobra muito” – deveria dizer: Você precisa se cobrar mais de si.
Quem é o verdadeiro culpado do nosso tormento senão nós mesmos? Como termômetro de avaliação sobre o nosso comportamento devemos usar o seguinte critério: Uma pessoa reclamou ou reclama de mim,  a culpada é ela,é uma chata. Duas pessoas reclamam de mim; opa! É caso para pensar. Três ou muitas pessoas reclamaram ou reclama de mim; então o caso é sério, eu sou o objeto de culpa da minha infelicidade.
Porque se diz que conselho não é bom? Não é bom porque o ser humano é hipócrita e nunca diz qual é a imagem real que ele faz do seu semelhante. Se ele sentir que o outro é mais completo que ele, a inveja força-o a descobrir defeito no outro, até o que não existe. Se sentir que o outro está abaixo do nível dele, com ar de superioridade faz elogios descabidos porque assim ele imprime no outro um sentimento de admiração por si.
Não se deve apontar virtudes e nem defeitos nas pessoas que queremos bem, que queremos ajudar; mas devemos ter sempre na ponta da língua uma palavra de arrimo, mesmo para aqueles que nos querem mal.

Raciocinemos.

Jorge Cândido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário