19 de outubro de 2014

Não Jogue No Contra Ataque.

Não Jogue No Contra Ataque.
19/10/14.

A vida do ser humano não é uma competição esportiva, mas um jogo em que se pode ganhar ou perder; embora não seja esportiva a competição existe em todos os sentidos e se quisermos comparar ao evento de alguma modalidade dá para assemelhar-se.
Se a vida é um jogo eu aconselho: Não Jogue No Contra Ataque, jogue na defesa, se houver oportunidade clara de vencer o jogo vença, mas sem humilhar os adversários.
É sabido de então de sempre que para se fazer inimigos bastam dizer a verdade porque a verdade dói, dói na consciência do culpado. Porém é covardia não falar a verdade com medo dos adversários.
A verdade é uma boa ferramenta para combater a causa e não a pessoa. É boa para atacar, por exemplo, a má formação de caráter: podemos dizer da hipocrisia do mundo, a nossa hipocrisia, mas jamais a sua hipocrisia. Mesmo generalizando alguém vai querer nos atacar, quanto mais se dermos nomes aos jogadores desta competição desleal.
Jogar se defendendo é questão de estratégia para se ganhar o jogo, no contra ataque direto com os adversários no primeiro arranque ele nos quebra e um jogo que poderia ser bem sucedido acaba fracassando porque talvez sejamos expulsos ainda no início da partida. Fale cara-a-cara com o árbitro ressaltando a atitude parcial dele e imediatamente ele ti expulsa colocando – o fora da partida.
Sabemos que a corrupção é grande em todos os sentidos e as religiões não ficam de fora; se quisermos dar nomes aos bois nós teríamos “o boi manhoso, o boi espectro, o boi pavão; - (o boi Pavão é o vaidoso que venderia a alma para ver o seu nome sendo reverenciado pela turba.) - mas de que adiantariam, estes bois forjaria provas contra ti e no lugar dos culpados ficaria tu.
  Agora, por estas dificuldades devemos ficar inertes, apáticos? Não. Vamos continuar jogando. Vamos vencer os adversários da ordem pública denunciando fatos, atacando a consciência e não as pessoas.
É treinando desde cedo que teremos bons jogadores. É educando o ser desde criança que teremos no futuro a humanidade composta de cidadãos de bem.


Jorge Cândido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário