13 de outubro de 2015

Inimigos em Família.


Inimigos em Família. 
13/10/15.

É no seio familiar que a incompatibilidade de gênio mais se destaca, daí a máxima popular de que os maiores inimigos estão em família. O fundo de verdade disso está na convivência, no tempo longo que se passam juntos. Ironicamente falando, acostumamos respeitosamente às vezes chamar os confrades de igrejas de irmãos e os nossos verdadeiros irmãos de sangue sem nenhum respeito de (???). É fácil sermos fraternos nas igrejas em reuniões com pessoas que no máximo vemos uma vez por semana durante uma hora e meia, o difícil é estar juntos em mais tempo durante todos os dias, dormir e acordar num mesmo ambiente, sob o mesmo teto; saber que a vida de um e de outros são como livros abertos, desfolhados por todos; agendas pessoais que todos têm acessos. Mesmo convivendo poucas horas no firme propósito de serem tolerantes entre uns e outros, as igrejas têm sido vez por outra considerada zona de conflitos, o que deixa muitos fiéis desapontados porque daí não esperava. Que se deduz disso? Deduz-se que somos frágeis como cristais que não agüentamos uma pressão maior mais forte.
Quando na marcha para o martírio às mulheres presentes choraram o sofrimento do Cristo, Jesus com a voz embargada diz para elas: - Filhas. Chorai por vós mesmos, chorai pelos vossos filhos e não por mim. - Esta frase ecoou no tempo, teve profundo significado.  Indicava para todos nós o quão difícil seria o futuro e a convivência em família.
O ser humano de forma geral está muito mais apto em explodir-se do que a se resignar e obedecer as lideranças. É na adolescência que fica mais nítida esta característica. O que é a religião senão um exercício psicológico de tolerância e resignação? Exercício de obediência à um líder? A formação psicológica que compõe a personalidade dá-se o início na mais tenra idade, na falta de pais competentes que lhes estabeleça limites, o ser fica sem parâmetros, e o que comumente mais se presencia? Pais reclamarem de seus filhos que não obedecem, que não satisfazem as suas expectativas. 
Quando uma árvore começa a crescer desordenado o que se faz? Fazem-se as podas sistematicamente, tiram-se aqueles galhos que estavam prejudicando o desenvolvimento da árvore, Da mesma forma deve ser para com os filhos, para não crescerem desordenados é necessário cortar o mal pelas raízes. Podar os maus costumes e moldar a personalidade dos nossos filhos, para que quando crescerem terem a devida educação e aprenderem a conviver em comunidade.
*
"Não confundir personalidade com natureza espiritual. A personalidade se constrói, a natureza espiritual  não, já está pronta, é o cabedal bom ou ruim que trazemos ao nascer. Sempre se diz ironicamente de uma mulher explosiva: Ela está agindo assim porque está com TPM. Errado. Está agindo assim porque foi mau educada, mau orientada psicologicamente. No máximo que a TPM poderá causar é um profundo mau humor. Os palavreados e gestos ofensivos fica por conta da falta de educação."

Jorge Cândido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário