29 de maio de 2016

Ande Na Luz.

Ande Na Luz.
29/05/16.

"Ande Na Luz para não cair na vala dos derrotados."
A pessoa perfeita psicologicamente, possui um bichinho; ou se preferir uma luzinha que se chama inteligência, luz é a inteligência lógica, quem não se orienta devidamente pela inteligência acaba caindo na vala dos derrotados.
A vida é simples de ser vivido, (quando si quer simplificá-la) mas o mau uso do livre arbítrio torna-a inevitavelmente complicada.
Quantos casos registrados em que por alguns minutos de prazeres se convertem em interminável sofrimento. Acarretou por assim dizer, nos rigores da Lei de Causas e Efeitos, resultados negativos.
O prazer de um não pode ser o prejuízo de outros. Viver bem é viver em paz com a consciência, é não causar danos e aborrecimento a quem quer que seja.
A sociedade na sua generalidade estabelece regras, padrões de comportamentos que se deve ser respeitado, e cada dia baseado pelos fatos, ao pouco vai se aprimorando.
"Fale para o seu filho ainda na adolescência, colocando certa quantia em suas mãos: - Vai filho.. Divirta-se a vontade. Aproveita bem o seu tempo de laser. - Mas não estabeleça regras, não estabeleça limites e quais os resultados se deve esperar da sua iniciativa?
O que seria na cabeça do seu filho se divertir (jovem ainda em formação) aproveitar a vida? Uma segunda pergunta: Qual a imagem de um pai responsável, ou de um pai que apesar da idade avançada ainda não saiu da adolescência? Eu costumo dizer com freqüência que hoje em dia adolescência é um fenômeno que chega muito cedo e demora muito para desaparecer, ou certos casos nem desaparece.
Nós já vivemos período na história da humanidade, em que o jovem de vinte anos já tinha idade suficiente, já estava preparado para enfrentar a carga psicológica de uma família, na época de hoje se veem idosos de cinqüenta anos ou mais, vivendo sem autonomia, debaixo das ordens, a dispensa dos pais; isto no que diz respeito aos compromissos sérios, ao trabalho, ao estudo, mas em relação ao laser "vagueiam" (pra não usar outra expressão) a noite toda e dorme o dia todo. Isto é não andar na luz da inteligência, é andar na sombra. É moscar no tempo perdido e esperar o pior.
Todos nós que gozamos de uma razão psicológica sadia, sabemos de antemão que a vida não é um "grande parque de diversões", temos compromissos sérios com a nossa consciência e com Deus.
Tem quem prega a vida mansa, a vida ociosa como filosofia de vida, (filosofia dos hippies na década de sessenta e setenta) isto como opção dá certo porque tem quem os sustente, se todos optassem por levar a vida ociosa quanto tempo esta filosofia sustentaria?
O ser humano é uma espécie gregária, o ser humano existe para ser útil, para colaborar um com o outro e com Deus; ajudar-se entre si e promover a paz de espírito e não a desordem.
Fica aí esta mensagem como sugestão e uma alerta.

Jorge Cândido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário