23 de outubro de 2016

Salvação e Vida Eterna.

Salvação e Vida Eterna.
23/10/16.

"Quem "ganhar" a vida "perderá” a alma - disse Jesus."
"Quem não "odeia" pai, mãe, irmãos não é digno de mim."

Vamos nos ater apenas a estas duas frases consideradas estranhas entre muitas de Jesus que soam mal aos nossos ouvidos.
As expressões num idioma de poucos recursos se repetem com sentidos diferentes. É como no idioma português a palavra barata que serve como substantivo para definir o inseto e o preço de algo como adjetivo qualificativo de pouco valor.

Na primeira frase no sentido coloquial a palavra "ganhar" está no sentido de privilégios imerecidos e "perder a alma" no sentido de sofrimento.

Na segunda frase “odiar pai, mãe, irmãos", significa amar menos. Jesus na condição de salvador de almas era justo que dissesse aos que lhes ouviam: Em nosso entendimento seria mais ou menos assim: Quem ama pai, mãe, irmãos mais do que eu não é digno de mim.

A alma não evolui moralmente se não passar pelos muitos sofrimentos na carne. O arrependimento não repara os erros do passado, apenas nos dá novas chances de recomeçar as nossas expiações em outros corpos. O Espírito no Mundo Espiritual que não se arrepende e não pede novas chances também não evolui é como água estagnada, com o tempo por falta de atividades entra no estado de monotonia e depressão, assim como o operário de uma grande empresa de mil oportunidades, que vê os seus companheiros mudarem de cargos, pra melhor, mas ele mesmo por recusar a instruir-se continua fazendo sempre a mesma coisa, passa o tempo e percebe que nada progrediu. Então, qual é o recurso? Voltar para a escola, neste caso para a escola da vida carnal.

Salvação e Vida Eterna parecem palavras sinônimas, mas não são, têm sentidos distintos. Salvação se aplica no coletivo, significa estar livre das más influências que todos espíritos (nas condições atual da humanidade) de todas as categorias estão sujeitos e Vida Eterna significa não ter mais a necessidade inadiável da reencarnação, se o fizer será por amor aos semelhantes e não mais por necessidade de expiação, de resgate de vidas passadas. É quando o Espírito já mais ou menos evoluído se torna muito mais útil no Mundo Espiritual do no Mundo Carnal, do que num corpo de carne.

As opções no campo de atuação no Mundo Espiritual são vastas, vai desde a simples ajuda humanitária a colaborador na obra da criação como co-criador. Longe do que se pensa a vida dos "santos" não é de eterna contemplação, mas de intensas atividades. Seja no campo psicológico ou no campo da Natureza.

Os anjos estão presentes em nossas vidas para nos ajudar quando já reuniram condições suficientes para ajudar, assim também como poderão estar na construção e formação dos seres ou até mesmo no controle dos fenômenos da Natureza. Exemplo: Jesus nas águas em um barco dormia quando armou perigosa tempestade, ventos fortes, foi acordado pelos apóstolos que se sentiam apavorados, temiam o naufrágio. Jesus tranquilamente questiona a fé deles e dá ordem a tempestade e logo em seguida o tempo volta à calmaria. O que aconteceu de fato? Provavelmente entidades que controla estes fenômenos da Natureza, diante da maior autoridade espiritual, ouviram as suas ordens e  tomaram a resolução de parar a tempestade a mando de Jesus.

Jorge Cândido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário