28 de setembro de 2009

O Progresso Não Pára.

O Progresso Não Pára.

“A diferença que existe entre o rio de água-doce e o rio do progresso, é que o primeiro corre para baixo e segundo para cima.”

A humanidade progride sem parar. A gente não percebe muito as grandes mudanças porque cada ser humano vive na sua época por um período curto de existência. Mas o leitor que agora lê estes escritos fazendo o comparativo da sua vida de hoje com a sua vida de ontem sabe do que estou falando. Se moralmente progrediu pouco ou estacionou, intelectualmente progrediu muito.

O rio de água-doce começa de uma pequena fonte e se transforma num regato; vai aderindo à ele outros rios e vai se avolumando. Enquanto está no período inicial pouco oferece substancialmente, porque surge de um solo árido, mas em conjunto com outras águas vai se tornando rico em vidas por cada estação de embocadura que passa, até chegar no mar a fonte de todas as vidas, onde as águas se misturam e se tornam salgadas.

O rio do progresso fazendo o caminho contrário, sai de um “mar de ilusões” o Espírito que se esforça. A cada estação por onde passa ele perde um pouco dos elementos que lhe causa opacidade e vai se tornando limpo. Vai desagregando aqueles outros espíritos que não lhe acompanha a marcha, tornando-se cada vez menos volumoso, “até atingir a fonte de que um dia saiu,” pela depuração dos seus valores.

A cada estação do progresso, aquele que mais progride sempre deixa alguém para traz. Este raciocínio nos faz imaginar que no topo do progresso existe apenas um Espírito. E sabe quem é este Espírito? Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário