29 de setembro de 2009

O Sagrado

O Sagrado.
29/09/09.


Crentes que não lêem outras literaturas são mais propensos a interpretação equivocada dos livros sagrados.

A palavra sagrada neste caso significa pertencentes a religião, porque há livros não sagrado do ponto-de-vista não religioso que toca muito mais o coração que muitos textos bíblico

Muita gente tem na bíblia como uma espécie de amuleto, basta estudá-la e todos os problemas serão resolvidos.

Mas nós vemos todos os dias conflitos de guerras nos países mais religiosos do mundo, onde a leitura dos textos sagrados é uma obrigação diária.

Muita gente conclui que a bíblia foi inspirada por Deus por isso não tem erros. Mas não é bem assim. Os livros contidos nela são apanhados de vários autores dos quais alguns até muito mau inspirados. São chamados escritores oportunistas capazes de ouvir uma história e passar para a palavra escrita aquilo que ouviu. Muitas narrativas foram temperadas com o tempero do mito e do exagero, para torná-la mais interessante. História como a de Sansão e Dalila e outras não passam de lendas muito bem contadas. O gigante abatido pelo rei Davi era um homem que estava acima da estatura mediana. A barca de Noé por mais que fosse grande não iria comportar um casal de cada espécie de animal; e não teria como viver durante aquele período de chuvas em harmonia dentro de uma barca. Os felinos ia se alimentar do que, se havia apenas um casal de cada espécie?

Estes heróis são lendários. Os fanáticos dirão que os animais foram alimentados por uma força divina; que Deus durante aqueles dias manteve os animais sem apetite; enfim, argumento contra argumentos não faltam. A verdade é, que se não soubermos separar o que não é sagrado da bíblia sagrada, retornaremos ao jardim da infância espiritual. É este tipo de crença que queremos combater. Deus não precisa provar os seus poderes transformando água em vinho, ou parando o processo de movimento da Terra. Olhando para a natureza já dá para calcular o tamanho dos Seus poderes.



Façamos da nossa visão espiritual uma lente de aumento para que possamos enxergar com mais clareza os ensinos que estão escondidos por traz das alegorias bíblicas.

Se não fossem os grandes cientistas astrônomos com os seus sistemas de observações gigantescos do Universo, estaríamos ainda acreditando que a Terra seria um grande plano e o Sol girando em torno dela; e que as estrelas como lâmpadas de árvore de Natal, estariam dependuradas no céu apenas para agradar a nossa fantasia imaginária.

Jorge Cândido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário