28 de abril de 2012

Entre o Orgulho e a Humildade.


Entre o Orgulho e a Humildade.
28/04/12.
“””É muito mais gratificante para os Missionários da Luz ver um “idiota”, mas humilde convertido, do que ouvir um “santo” convencido. ”””
O homem sábio segundo o mundo se não é humilde, se está convicto do seu potencial de sabedoria, mesmo sabendo dos seus limites querem se mostrar mais do que já é, e se alguém lhe mostrar os defeitos, as falhas na sabedoria, não admite; um simples insinuar de que está enganado, mexe com as suas fibras orgulhosas mais sensíveis e aí, ninguém agüenta.
O homem orgulhoso sempre está muito seguro de si, das suas convicções e não abre mão.
Numa platéia abarrotada de pessoas humildes todos ouvem com atenção; e com perdão da palavra, como diz o provérbio antigo: “É possível fazer o animal xucro marchar...” Mas se segura, se na mesma platéia houver “dois sábios” orgulhosos, traça-se um debate interminável e ninguém convence ninguém, e aí completando o provérbio: “O animal mal acostumado não aprende marchar.”
Não aprende não; (não aceita outra sabedoria superior), não aceita a imposição do “domador”, no caso da platéia o instrutor.
O orgulhoso por incrível possa parecer, tem “um filtro no ouvido”, que só é aceito o que ele quer ouvir, só o que não lhe fere o orgulho.
Se isto tem alguma conseqüência ruim? Não tenham dúvidas. “O sábio” (segundo o mundo) tem sempre a boa palavra, palavras persuasivas capaz de induzir muita gente ao erro.
Eles (os sábios) estão infiltrados entre as “ovelhas” nas muitas denominações religiosas. Na palavra de Jesus são os “lobos maus” com pele de “ovelhas boazinhas.” Cuidado para não tomar o caminho torpe sendo conduzidos por um destes lobos rapaces disfarçado com a pele de ovelha.
Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário