13 de julho de 2012

Retrato da Vida.


Retrato da Vida.
13/07/12.


Muita gente questiona no fundo do íntimo a origem, o Retrato da Vida: a origem da vida é a mesma origem do Espírito, é um profundo mistério.
Sabemos por conclusão que o Espírito foi criado por Deus, mas quando e como, talvez jamais cheguemos à definitiva conclusão.
Alguns pensadores mais entusiasmados querem afirmar que a alma está presente até na matéria prima, minerais; o que já seria absurdo, mas tudo aquilo que representa nuança de vida, por menor que seja, está presente o princípio inteligente que mais tarde evidentemente vai ter as características do Espírito.
Não podemos esquecer-nos dos elementos inteligentes que cuida da Natureza e da matéria inanimada de forma geral, inclusive da matéria bruta. Pensando por este lado então tudo realmente possui alma.
Não é nem um pouco errado dizer: alma da terra, alma da água, alma da pedra; porque por traz destas matérias existem seres inteligentes que cuidam para que a Natureza continue o curso natural.
Da mesma forma as minúsculas formas de vida que não tem o cérebro desenvolvido para manifestar a vontade própria. Invisivelmente os espíritos elementares que representam as almas destes minúsculos animais dão um sopro de vida individual a cada um.
O que seria a formiga sem o princípio inteligente dos elementares se tivesse o trabalho de pensar? Entretanto como as abelhas que são ainda mais organizadas que a formiga são os maiores exemplos do senso coletivo.
Sabemos que saímos do seio do Criador e chegamos até a inteligência humana passando por muitas veredas, muitos estágios, disso ninguém tem dúvidas; mas é em vão pressupor que existe uma resposta cabal de como tudo começou. Uma coisa é certa: Somos imortais e o futuro é o nosso destino. Do resto é subjetividade.
Reflitamos.


Jorge Cândido..

Nenhum comentário:

Postar um comentário