8 de agosto de 2012

Maldição do Preconceito.


Maldição do Preconceito.
09/08/12.

Não existe maldição pior do que o preconceito do qual todos os seres humanos de alguma forma acabam por serem vítimas.

Não falo apenas do preconceito racial ou de credo, mas de tudo que ressalta em demasia nas pessoas em aparência, das quais em algum ponto específico algo sobra ou falta a alguém.

Vivemos num mundo de relação injusta que o sucesso depende de padrões e não tão só de capacidade.

Usando de grosseira comparação: as escolhas são feita igual alguém que procura uma árvore reta numa mata onde só existe madeira torta.

O justo é injustiçado pelo injusto não necessariamente porque lhe falta capacidade de concorrer, mas porque não preenche completamente certos padrões exigidos pela sociedade. Assim o homem digno e honesto pode ser excluído das competições se lhe faltar o adereço certo que lhe seria comparado “a homem perfeito.”

...O que geralmente o critério de avaliação usado é sempre os dos mais absurdos. Por conta disso a regra principalmente na política: deixamos de dar oportunidade aos mais capacitados a liderar um povo, para eleger os mais bestiais, os que mais se aproximam do padrão exigido; como é lógica, a verdadeira índole de cada pessoa não aparece destacada na “radiografia da personalidade”, elegemos sempre o mau caráter e deixamos de fora o íntegro repetindo sempre os mesmos erros, porque toda pessoa íntegra é modesta.

Cada ser humano esconde características que não revela para ninguém, só Deus o sabe por que reconhece os nossos mais profundos foros íntimos.

Raciocinemos.
Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário