10 de outubro de 2012

O Orgulho é Cego.


O Orgulho é Cego.
10/10/12.
(no campo da espiritualidade)

O pior cego é aquele que não quer enxergar.
Dois homens entram num labirinto confuso, o primeiro com um guia espiritual e o outro com muitos inimigos invisíveis que se fingem de amigos, inclusive o seu próprio orgulho.
Por boa sugestão o primeiro vê desenhando em sua mente um mapa do local e começa a caminhada. O segundo com o seu orgulho demora a iniciar com a certeza de que já conhece o caminho de cor e a saída é muito fácil. Quando inicia percebe-se que existe muitas paisagens iguais e começa as primeiras confusões as primeiras dificuldades. O primeiro como já logo cedo iniciou a palmilhar a estrada com a ajuda do seu guia se encontra na reta final com uma visão muito clara porque não dispensou ajuda, enquanto o outro abandonado a própria sorte se embaraça no cipoal da dificuldade.
Raciocínio: quem tem muitos amigos sinceros com a visão ampliada maior do que a sua transpõe barreiras sem as maiores dificuldades, mas quem acha que sabe muito, mas não sabe e ainda dispensa a ajuda dos bons amigos, faz pacto com a ignorância, os bons guias cruzam os braços e os maus que se fingiram de bons ficam para lhe indicar o caminho errado de uma forma tão sutil que a pessoa não percebe a confusão.
Estou falando dos homens que se julgam de muita sabedoria neste campo e que na realidade para o mecanismo da espiritualidade nada sabem; são os cegos que não querem enxergar, estão felizes com a vidinha ridícula que levam. Possuem os seus próprios pontos-de-vista e não abre mão, não é accessível a ajuda espiritual e por não serem accessíveis se embaraçam na interpretação da vida.

Reflitamos.

Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário