24 de março de 2013

Princípios da Caridade.


Princípios da Caridade.
24/03/13.

O Amor Piedoso e A Caridade Desprendida: se mesmo não possuindo bens, você possui algo de sua alma que pode ser doado doe.

Paulo de Tarso nos descreveu a caridade com tanta propriedade, que pareceu exagero para quem não consegue entender o espírito das suas palavras: - Se eu doar toda a minha fortuna, todos os meus bens aos pobres, - disse Paulo- mas se não tiver caridade nada vale.

Já é aí um bom princípio de caridade: quem é desprendido das coisas materiais e consegue de bom agrado ajudar a quem precise isto já conta ponto na economia divina, mas para estar em constante intimidade com Deus necessita de algo mais, algo que só o coração tem condições de revelar, é a capacidade de sofrer com o sofrimento alheio, e não sofrer com os próprios sofrimentos.

Mesmo que eu tenha doado tudo o que possuía em termos de bens materiais, se nessa doação eu não doei parte de mim, o meu ato perde um pouco do significado do que podemos chamar de Caridade. Porque na parábola de O Óbolo da Viúva Jesus classificou a mulher que depositou no Gazofilácio apenas 1 real como a que doou mais? Porque ela doou algo de si mesma. A sua atitude era da pessoa que possuía imensa vontade de ajudar as pessoas, como não possuía bens, deixou uma única moedinha como símbolo da sua humildade, do seu sentimento de amor ao próximo.

A pergunta é: quantas vezes o sofrimento de outras pessoas; pessoas que você não conhece como amiga mas lhe despertou lágrimas de pena? Quanta vez tirou uma moedinha sequer do bolso e doou sem aquele pensamento crítico característico de que o auxiliado está usando de más intenções, de má fé?

As nossas ações caridosas são pesadas por Deus, mas o que pesa mais na balança divina não é a quantidade, mas a qualidade das ações.

Reflitamos.

Jorge Cândido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário