7 de fevereiro de 2016

Liberdade! Liberdade?!

Liberdade! Liberdade?!
07/02/16.

Uma questão muito comentada e pouco esclarecida é o Livre arbítrio.
Livre arbítrio significa Liberdade, mas em que sentido?
Esta Liberdade é exercida dentro de certas limtações.
O livre arbítrio corresponde exatamente a necessidade que o Espírito tem de explorar como quizer dentro de certas limitações do organismo que seu estado físico tem disponível e proporciona. Exemplo: Qual a Liberdade que um cego de nascença tem já que nasceu cego? Tudo. Menos a de enxergar. Com as mãos ele pode empunhar uma ferramenta de trabalho embora não veja, e realizar boas coisas; ou empunhar uma ferramenta de agressão e agredir quem está por perto mesmo não vendo o que está fazendo. Isto é Livre arbítrio. O que vai lhe dizer o que deve ou não fazer é a consciência.
Livre arbítrio se mede pelo tamanho. Qual o tamanho do Livre arbítrio de uma pessoas que está prostada num leito enfermo? Pequeníssimo. Quase nada. Isto no campo da ação, porque no campo da vontade está normal.Ninguém está impedido de pensar, ninguém está impedido dos seus desejos, de desejar o bem ou o mal.
Eu posso desejar tanto o bem quanto o mal, nada vai impedir que eu exerça este direito, mas é a experiência da vida que vai servir de termômetro da minha vontade.
Falando de mim: Eu tenho corrigido o meu comportamento através dos resultados dos meus sonhos e dos meus pesadelos. Quando os meus pensamentos não estão dentro dos conformes, estão em conflitos, o meu eu espiritual entra em luta com a minha consciência.
A minha consciência é que dita as regras de como devo agir, mas nem sempre eu consigo me comportar de acordo com as regras da minha consciência. (questão de evolução) por isso os pesadelos.
Nestes inúmeros compostos entre eu e a minha consciência, eu posso dizer que aos poucos vou corrigindo o meu íntimo e me tornando relativamente uma pessoa melhor. Foi isso que levou Jesus a dizer: " Os que tem mais conhecimento do pecado merece mais chibatadas do que aquele que não sabe o que está fazendo." Qual o grau de responsabilidade, digo na questão consciencial entre um selvagem antropófago e um juiz apto a julgar? Eu digo que o pecado de um simples pensar de um juiz em cometer um crime é maior do que o pecado em si do ato da antropofagia do selvagem. O do juiz porque tem a consciência do certo e do errado e o do indio selvagem por não ter esta total conciencia.

Portanto meus amigos, Façam das suas vidas o que bem aprouver, mas não se esqueçam que serão as vossas consciências quem vai dizer, quem vocês serão no futuro. Admiras o número exagerado de deficientes físicos no mundo? Escuta mais esta máxima de Jesus: "Jesus disse: Se um dos teus olhos ou um dos teus mebros for causa de pecados, arranque-os, é preferível entrar na vida sem um dos teus olhos ou um dos teus membros do que ter os dois e continuar sendo causa de pecados." - A vida que Jesus se referia é a vida carnal.
A Terra se pode dizer, é o mundo purgatório das almas em transito, elas gradativamente expurga os seus pecados até "se tornarem puras." relativamente, assim como o ouro no cadinho de depuração. Comparada ao metal precioso, a alma humana está saindo das rochas, do cascalho, para "entrar no cadinho de depuração" e daqui não sairá enquanto não se depurar.

Jorge Cândido. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário