19 de julho de 2016

Não Seja Diferente Faça a Diferença.

Não Seja Diferente Faça a Diferença.
19/07/16.

"Ninguém é obrigado a beber porque o outro bebe", mas dá para viver em harmonia com todos.
Podemos viver entre depravados sem ser depravado; entre ladrões sem ser ladrão; entre assassinos sem ser assassino. Dá para fazer diferença sem ser diferente. O Cristo comeu e bebeu com pessoas de má índole, mas nem por isso se envolveu com as mesmas mazelas que elas. Aliás, quem mais precisa de amparo espiritual são justamente as pessoas de má índole. Jesus não negou amparo espiritual a Dimas o ladrão arrependido. Não negou perdão a Judas o apóstolo traidor. Não titubeou em defender a mulher adúltera do castigo do apedrejamento. Não recusou o convite de ir se banquetear na casa do republicano considerado corrupto pela maioria. O que falta de fato para a humanidade perdida são modelos de pessoas não perdidas que possam lhe servir de exemplos, por isso o título desta mensagem: Não Seja Diferente Faça a Diferença.

Hoje em dia costume vira moda e moda vira padrão de comportamento. Errado. Ninguém se torna melhor porque faz o que a maioria faz isto é equívoco do pensamento; a pior loucura é aquela que escapa da individualidade e atinge a coletividade como alcoolismo. "Beba com moderação. Se beber não dirija." Estas campanhas idiotas do governo são iguais a conselhos de pais quando dizem aos filhos que ainda não tem discernimento das coisas quando ele próprio não dá exemplos. (As rodadas de uísques correm solta nos palácios presidenciais.) Vale alguma coisa? Vale por exemplo o líder religioso falar incansadamente sobre adultério quando ele próprio está envolvido em escândalo de adultério? Não seja diferente, este é o meu conselho, faça a diferença. São Francisco de Assis se vestiu com saco para protestar porque recusava se envolver com a desonestidade do pai em relação às funcionárias na fábrica de tecidos saiu pelo mundo feito ermitão, não precisaria tanto, bastava apenas não se envolver, 

A verdade é essa: Ninguém precisa se vestir de santo para que as pessoas saibam quem são santos. Viva como vive os homens do seu tempo. Não seja radical. Radicalismo nunca foi bom. Existem certas categorias de crentes que dependendo da crença do morador na casa que bate não aceita dele nem um copo de água. Isto é religião? Isto é ser cristão? Religião não significa religar? Tem como religar a Deus sem se religar aos homens? Esta atitude não é a mesma que desligar?
Raciocinemos.


Jorge Cândido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário