11 de setembro de 2016

Alimento do Corpo e Alimento da Alma.

Alimento do Corpo e Alimento da Alma.
11/09/16.

"Não só de pão vive o homem, mas de todo espírito e de todo entendimento."
É isto: De todo o espírito e de todo o entendimento, nos recomenda Jesus.
A quem o amigo espiritualmente falando confiaria que lhe aconselhasse? Que batizasse o filho? Ou mesmo que na sua falta como padrinho pudesse servir de tutor do mesmo? A uma pessoa desregrada, maluca, ou a uma pessoa amiga espiritualmente equilibrada? E então?

A condução da humanidade para a busca da paz mundial obviamente é uma missão confiada a pessoas diferenciadas na conduta. Da mesma forma como não se confia a homens fracos o comando de um exército, também não se confia a pessoa fraca espiritualmente tão nobre e grandiosa missão, de organizar psicologicamente a humanidade em busca da paz. Jesus asseverou: - Eu sou o alimento que vos fortifica. Vinde a mim vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. - Veja que sublimes palavras de arrimo! "Eu tenho o alimento que vos fortifica!" Palavras pouco observadas nos dias de hoje. Na vida carnal para agüentar o repuxo, precisamos do alimento solido; o corpo enfraquece na falta deste. Na falta do alimento espiritual é a alma que enfraquece. É o que se observa hoje em dia. Famílias e outras instituições desestruturadas. Autoridades governamentais incompetentes, que resultam naturalmente no enfraquecimento dos bons costumes. Crescimento da criminalidade e crescimento obviamente também do medo. "Antes o ser humano temia a Deus para não ter que temer os homens." Tudo mudou. "Hoje o ser humano teme os homens e em conseqüência natural não temem a Deus."

Não quero dizer com isso que Deus é severo demais a ponto de castigar aos que não O obedece. Não. Deus não é pra ser temido, mas pra ser respeitado. Não está havendo o devido respeito. Nós O desrespeitamos quando ferimos aleatório ou intencionalmente as Suas leis.

O ser humano é uma espécie gregária, não se agrega mais, vive hoje em completo isolamento psicológico. Ninguém fala com ninguém, todo mundo calado, mudo, até mesmo no sagrado recinto familiar. Filhos que perderam na genitora a figura respeitosa de mãe. Paternidade não assumida parcialmente mesmo embora a conviver no mesmo teto. 

Estas são apenas poucas pinceladas para que entendam o que significa como desastre psicológico na vida do ser humano pela falta do alimento espiritual tão essencial.

O homem espiritualizado no intercâmbio com os maiores é mais bem orientado, mais bem amparado. "Os anjos do Senhor possui o alimento que lhe fortifica a alma que é a boa palavra." Desconfie peremptoriamente do isolamento. Arreda o pé decididamente. Nenhum homem por mais honrado seja o seu nome isolado é inútil. Mesmo que suas intenções seja a das melhores. "A ovelha desgarrada do rebanho com o tempo perde a memória, esquece o caminho de volta para o redil, esquece e nem lembrará mais quem foi o seu pastor." Deus não vê isto com bons olhos. Deus não quer abrir a porta do céu apenas para uma ou algumas almas "puras" que se sentem privilegiadas, Ele quer agasalhar em seu aconchego todas as almas, sem restrição, assim como o pastor humano quer ver reunido todas as ovelhas em seu redil, 

O que diria Deus o nosso criador, de alguém que recebeu muitos talentos e deixasse mofar no seu reduto íntimo, como deixa mofar o avarento o seu tesouro no cofre? Diria: - Eu ti muni de muitos talentos e o nomeei médium para instruir os homens. - Por isso comumente se vêem, muitos médiuns antes de desenvolver os seus talentos passarem por maus pedaços na vida, passar por período de relativa loucura. É porque muitos querem desistir antes da hora, acha enfadonho ter que servir os seus irmãos de caminhada caridosamente. Deus que tem na figura de Jesus o Bom Pastor autoriza o aborrecimento das ovelhas desgarradas para que O Bom Pastor Jesus Cristo os pastoreie.

Jorge Cândido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário