28 de janeiro de 2018

A Liberdade.

A Liberdade.
28/01/18.

O ser humano não veio para ser prisioneiro. Estamos aqui para quebrar as algemas que nos prende ao egoísmo. O homem como espécie humana nasceu para ser livre, nasceu para amar e ser amado e conseqüentemente ser feliz; se assim não fosse Deus não o premiaria com o livre arbítrio. Não há nada melhor, mais precioso do que ter A Liberdade de pensar e de agir. Mas para que esta, A Liberdade, seja plena e irrestrita, deve também ser consciente, eu não posso em hipótese alguma, de forma direta ou indireta, de forma consciente ou inconsciente, tolher A Liberdade do meu semelhante. Todos nós somos irmãos filhos herdeiros de um mesmo Pai, por isso nada justifica toda esta violência que si observa e que já se tornou banal. Nada justifica esta corrupção que impede a maioria das pessoas de se desenvolver e produzir. Antes era a escravidão imposta pelos senhorios de engenhos, hoje somos nós todos, escravos do poder econômico, sob a máscara de a falsa A Liberdade. De que adianta ser "livre", mas ao mesmo tempo ser preso ao sistema, as condições do Mundo? De que adianta ser "livre" quando me falta o dinheiro para fazer o que quero? De que adianta ser livre se não posso pagar uma boa faculdade? Se estou doente porque não posso pagar um bom plano de saúde? De que vale ser "livre" e ver que acima de mim existem pessoas que arrotam orgulho, que possuem de tudo enquanto eu, mesmo que me esforce não consigo ser dono de nada? Isto não é escravidão?! Existe uma peste perigosa que assola o Mundo, esta peste se chama Capitalismo. Todos querem ser capitalista, mas o capitalista em si é insensível. Ele procura ti derrotar e jogar ao chão. O capitalista ti ama enquanto você estiver sendo produtivo; enquanto a sua saúde permite produzir; de um momento para outro você vier a ser improdutivo, sem pestanejar o capitalista estará o descartando como se fosse uma mera mercadoria com prazo de validade vencida; e este se puder burlar a lei, mandará você para a rua da amargura sem pagar os seus direitos devidos. Não é desta, meus irmãos e minhas irmãs, A Liberdade que queremos. A Liberdade que queremos é A Liberdade de poder dormir com a consciência tranqüila. Esta ainda está longe de ser alcançada. Só com o exercício diariamente da Reforma Íntima poderemos no futuro usufruir quem sabe, desta tão preciosa dádiva Divina: A Liberdade.


Jorge Cândido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário