1 de abril de 2012

Inteligência.


Inteligência.
01/04/12.
Pensa na possibilidade de ser sábio!
Inteligência é uma propriedade da espécie humana, sabedoria é o resultado do esforço individual; de quem aproveita a mente em coisas úteis e não perde tempo com coisas fúteis, com bobagens, que não acrescenta em nada, um átimo sequer, ao cabedal inteligente.
Inteligência é a capacidade de pensar (um dom, um presente gratuito de Deus) sabedoria é a capacidade de pensar um pouco mais além; saber planejar o futuro tendo como base o presente.
O sábio é sempre alguém que quer provar para si mesmo que é “capaz.”
Enquanto o inteligente sabe porque ouviu falar, o sábio tem certeza porque pesquisou e tirou a dúvida e tem a prova.
A maioria dos sábios na infância teve problemas com o aprendizado, para provar o contrário, se esforçaram e se tornaram sábios.
Nascer super- inteligente é uma conseqüência, mas não é a garantia de se tornar sábio; é como alguém que ganha de presente uma sofisticada máquina, se não se esforçar para aprender explorá-la fica improdutiva.
“O inteligente e o sábio” fazendo a comparação: o primeiro é aquele que enxerga uma “barreira meio transparente” e diz: do outro lado deve ser assim e assado; já o sábio transpõe com dificuldade e ou sem dificuldade a “barreira” e diz: do outro lado tem isto e aquilo...mas antes de dizer colhe e traz consigo a prova e o resultado do que viu.
Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário