14 de junho de 2012

O Homem Virtual.


O Homem Virtual.
14/06/12.
O que é a máquina?!
Há muitas décadas a traz o ser humano se encantou com as estrelas, com as flores; enfim: com a descoberta da vida. Por um período longo foi mais encantado do que encantador. Isto passou, chegou o nosso tempo que é o tempo da velocidade, tudo na vida se não for rápido não presta. Tudo se resolve pressionando algumas teclas.
Na década de cinqüenta e sessenta quando se iniciam o mundo das máquinas inteligentes, vários colunistas da imprensa escrita se apressaram em dizer que um dia no futuro o homem poderia ser vítima da sua própria invenção; “”“ia perder a capacidade de pensar por si próprio”; “que a máquina estaria resolvendo e decidindo tudo por ele”; “que o pior: “a criatura” (no caso o computador) estaria se revoltando contra o criador.”“”
Parece-me (e tomara que seja engano) que este tempo que antes era futuro já chegou; “meia dúzia” de gênios que domina a máquina inteligente pensa por todos nós; outros sete bilhões de pessoas no mundo!
Tudo o que queremos e o que não queremos também, encontramos informações detalhadas e  completas na Internet. Por isso saber usar a máquina é muito importante no que diz respeito a nossa personalidade, caso contrário seremos muito mais máquina do que seres pensantes.
A idéia nossa íntima deve continuar prevalecendo sempre porque senão alguém do outro lado do mundo estará nos manipulando como fantoches; fazendo de nós robôs. Se não divulgarmos valores pessoais; se não usarmos os nossos cabedais; seremos intimamente vulneráveis, indecisos e decidindo sempre de forma equivocada.
Já não seria o resultado disso a aparente ausência de amor fraterno e o aumento da brutalidade terrorista?!
Em que a vida por muita gente é tratada com desprezo; em que viver ou morrer pouco importa, não existe diferenças?!
Será que não estamos deixando a máquina decidir por nós?!
Isto merece reflexão.
Refletimo-nos.
Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário